TECNOLOGIA E PROJETO
O Projeto SOS: PRECISAMOS DE PAZ aconteceu durante o ano letivo de 2009, no CIEP 057 Dr. Nilo Peçanha – Lapa, sendo desenvolvidas várias atividades e apresentações significativas com a utilização do computador como ferramenta pedagógica. Participaram os professores, os alunos, os profissionais de apoio, a direção escolar, o Orientador Tecnológico e auxiliares de biblioteca.
Essa experiência foi muito significativa, pois trabalhar por projeto proporciona um envolvimento maior dos professores e alunos obedecendo a uma seqüência, respeitando a pesquisa e a produção, com atividades contextualizadas, envolvendo a maioria das disciplinas e proporcionando melhor qualidade nos resultados de aprendizagem pelos alunos. A troca de experiencias entre os professores, o envolvimento de toda escola, os momentos de planejamentos das atividades entre professores e alunos foram relevantes para acontecer o projeto. Trabalhar utilizando a metodologia de projetos nos permite contemplar todos os componentes curriculares, ampliando a quantidade e a qualidade de informações e de conhecimentos dos alunos e a integração entre os conteúdos das salas de aulas e a complementação no Laboratório de Informática Educativa - LIED, na biblioteca, utilizando as mídias como TV/ DVDs/ Cds, Internet e outros aplicativos tornando as aulas mais interessantes e desafiadoras para os professores e para o alunado.
A utilização das TICs como ferramenta pedagógica deve gerar benefícios para o processo de construção da aprendizagem, sendo necessário fazer constantemente reflexões sobre os limites e possibilidades desse recurso na e para a educação.
Para a execução de um projeto de aprendizagem, algumas competências/habilidades são fundamentais, dentre elas podemos destacar: o respeito às diferentes identidades; a utilização da linguagem como meio de expressão; interpelação dos pensamentos, idéias e conceitos, desenvolvimento da criatividade, saber conviver em equipe, aprender a aprender.
Ao buscarmos analisar e compreender a prática educativa desse projeto, através das exposições e participações dos educadores e educandos, percebemos o trabalho realizado se tornou mais dinâmico com ações efetivas de ensino que proporcionaram os alunos a aprofundamento e a ampliação dos significados elaborados, através de suas participações nas atividades de ensino e de aprendizagem, utilizando os recursos disponíveis no LIED (mídia e multimídias) como recursos mediadores de uma aprendizagem ativa, que auxiliam os professores como ferramentas interativas na construção da aprendizagem. Sendo assim, o processo de ensino aprendizagem foi considerado como o desenvolvimento de atividades sistemáticas, planejadas com cuidados, momentos esses em que conteúdos e forma se articulam e que professor, aluno, equipe técnica pedagógica compartilharam parcelas de significados com relação aos conteúdos do currículo escolar.
Trabalhar com esse projeto, implicou em desafiar a linearidade e a fragmentação de currículos disciplinares e disciplinados, elaborados por programas e pré-definidos pelos livros didáticos; fazendo necessário que a equipe técnica pedagógica buscasse uma reorganização de tempos e espaços escolares. Sendo assim, aconteceram várias atividades interdisciplinares durante o projeto, garantindo espaço e tempo físico aos professores das diversas áreas de conhecimentos para que pudessem se encontrar, planejar e realizar atividades conjuntas com seus alunos e proporcionando a esses maior autonomia e liberdade para pesquisar e formar seus conceitos, suas análises e suas hipóteses, levantadas no início do projeto, como sujeito que constrói a sua própria História.
http://www.youtube.com/watch?v=fphh-VMpfaA
quarta-feira, 28 de abril de 2010
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